terça-feira, 18 de novembro de 2025

Sarau Cultural: Som e Movimento

O sarau cultural de 2025, que aconteceu em 18 de novembro, representou um momento de síntese e celebração para as  oficinas do Núcleo de Arte. Foi um processo que integrou as linguagens da Dança e da Música. Uma ação idealizada pelas professoras Julia Leite e katlhen Imbroinise.

Hoje, esta ação, que se repete na unidade, representa um espaço de expressão, socialização e valorização da aprendizagem artística, permitindo que os alunos compartilhem suas conquistas com toda a comunidade escolar.

Apresentação da Coordenadora Pollyanna Valladares

As apresentações tiveram início no hall de entrada do Núcleo de Arte, onde os estudantes evidenciaram seu avanço no fazer artístico por meio da execução de peças solo ao teclado. Em seguida, os responsáveis presentes foram convidados a se dirigirem à sala Multilinguagens para as apresentações de música e dança, onde o programa prosseguiu.

Apresentação do aluno Francisco Caetano

Apresentação do aluno João Carrió

Naquela sala, foram realizadas diversas performances musicais, destacando os grupos de Flauta Doce, ora acompanhados por estudantes ao teclado, ora pela professora responsável. Aconteceram também as apresentações vocais, que enriqueceram a experiência estética. E na sequência, o público pôde apreciar as performances de dança, que ampliaram a diversidade expressiva do evento. 

Apresentação musical das crianças

Apresentação de dança das adolescentes

Apresentação de dança das crianças

Agradecimento dos/as estudantes

A tarde foi marcada por alegria e empolgação, constituindo uma experiência significativa tanto para os jovens artistas, que puderam compartilhar suas aprendizagens, quanto para a plateia, que vivenciou momentos de intensa fruição cultural.



Assista ao vídeo parte 1

Assista ao vídeo parte 2










quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Natureza Viva: Cosmologias do Esperançar - Exposição

No dia 05/11 inauguramos a exposição de trabalhos artísticos dos nossos alunos "Natureza Viva: Cosmologias do Esperançar", com a presença da comunidade.

✨️🎨🎬🥰🎖⚘️

Convite da Exposição


Foi um momento lindo, em que os estudantes puderam se ver e se reconhecer como artistas em processo e admirar os trabalhos dos colegas pela perspectiva de Arte em exposição. Um aprendizado que acontece na/pela prática, principalmente pela afetividade, quando conta com a presença de familiares, amigos e professores apreciando e comentando as suas produções. 😍🎶🎭📌🤸👨‍👩‍👦‍👦🤸‍♂️

Equipe pedagógica

A mostra "Natureza Viva: Cosmologias do Esperançar" nasceu do Fio Condutor que nos une, celebrando a vida que pulsa intensamente no planeta, em clara oposição ao conceito de natureza morta.
A exposição propõe um percurso por Cosmologias do Esperançar, um mergulho nas visões de mundo que nos ensinam a adiar o fim.
A Oficina de Arte 3D materializa essa busca, trazendo a perspectiva do pensador indígena Ailton Krenak e a força dos contos da cultura popular e dos povos ancestrais e afrodescendentes. Esculturas e dobraduras transformam-se em corpos de conhecimento e
memória.





Em diálogo, a Oficina de Artes Visuais apresenta a Natureza Viva em sua pluralidade e pela percepção, a memória e a imaginação se desdobram em múltiplas narrativas:
❖ Os Universos Pessoais revelam a paisagem interna dos alunos;
❖ As Paisagens Cariocas capturam o dinamismo e a poesia do nosso território urbano;
❖ Os Biomas Brasileiros celebram a exuberância da fauna e flora;
❖ O tema Natureza e Preservação reflete sobre questões globais, como o equilíbrio climático e o aquecimento, traduzindo preocupação e consciência ecológica em imagens de contemplação.

Assista ao vídeo