FORMAÇÃO CONTINUADA:EXPERIÊNCIAS SOBRE A CULTURA DO SAMBA, OS CARNAVAIS E O SAMBÓDROMO
Lindomar da Silva Araujo[1]
RESUMO
Este artigo apresenta a formação continuada de docentes centrada na escola, que integrou o Plano de Ação da unidade de extensão educacional Núcleo de Arte Avenida dos Desfiles. A dinâmica deste movimento formativo conectou-se ao projeto político-pedagógico da instituição e ao fio condutor a ser trabalhado no ano letivo, denominado “os 40 anos do Sambódromo”. O objetivo do estudo é compreender a formação continuada de professores em serviço, o modo como ela se estabelece e contribui para o processo de ensino-aprendizagem em arte. A pesquisa possibilitou entender que a apropriação pelos(as) docentes dos meandros da cultura do carnaval e da própria história da Passarela do Samba, pode impactar de forma significativa nos seus fazeres pedagógicos. Como procedimento metodológico, o trabalho utilizou a perspectiva da pesquisa-ação, assumindo uma abordagem de pesquisa qualitativa. Como coleta de dados foram realizadas avaliações coletivas sobre os encontros formativos, que serviram também ao processo de análise e discussão do trabalho. Em complemento, os encontros foram gravados e transcritos, para captura de pontos importantes à análise e construção do corpus textual.
Palavras-chave: Formação
continuada. Núcleo de Arte. Sambódromo.
[1] Doutor e Mestre em Artes Cênicas pela
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO; Professor de Artes
Cênicas na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Diretor do Núcleo de Arte
Avenida dos Desfiles - SMERJ; Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4035-5810 ; E-mail: lindomararaujo@rioeduca.net
Como citar este artigo:
ARAUJO, Lindomar da Silva. Formação continuada: experiências sobre a cultura do samba, os carnavais e o Sambódromo. Rio de Janeiro: Núcleo de Arte, 2024. https://orcid.org/0000-0003-4035-5810 Disponível em: https://nucleodeartes.blogspot.com/2024/10/formacao-continuada-docente-sobre-os-40.html Acesso em:
Trabalho fascinante e impactante não só na vida dos alunos, como também na vida dos docentes, os quais, buscam incessantemente o aperfeiçoamento pedagógico. Parabéns.
ResponderExcluir