Formação continuada: troca de saberes sobre o trabalho docente
A produção de saberes docentes requer o entendimento das relações entre teoria e prática, numa perspectiva em que os professores sejam vistos como sujeitos ativos e intelectuais da educação, que fazem do seu espaço de atuação um lugar de produção de conhecimentos, saberes específicos e emergentes da própria prática.
Avesso ao modelo tradicional da produção de conhecimento, que tende supervalorizar a teoria e reservar o lugar da aplicabilidade à prática, hoje, o trabalho docente conjuga teoria e prática em seu cotidiano. Para Maurice Tardif (2002, p. 237), o "trabalho docente nunca é uma relação entre uma teoria e uma prática, mas uma relação entre atores, entre sujeitos cujas práticas são portadoras de saberes".
É nesta perspectiva, que realizamos nossos Centros de Estudos (CEs), desenvolvendo processos de troca de experiências docentes, de modo que cada professora e professor possa apresentar suas descobertas, avanços e inquietações sobre a sua docência.
Veja imagens de alguns encontros
Imagens dos experimentos em aquarela
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