sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Portfólio 2024

 P O R T F Ó L I O  2 0 2 4

RELATÓRIO DAS PRINCIPAIS AÇÕES ARTÍSTICO-PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO ANO LETIVO DE 2024

      Apresentamos um portfólio, com narrativas de sujeitos docentes do Núcleo de Arte Avenida dos Desfiles, que atuam numa contemporaneidade já anunciada por Walter Benjamin (2016) e transformada pelo fenômeno das mídias sociais. São discursividades que possibilitam conceder visibilidade a esses(as) profissionais, que expressam os seus pontos de vista sobre os acontecimentos do cotidiano escolar, ricos em histórias, memórias e fatos sociais.

Capa do Portfólio 2024



No ano de 2024, decidimos direcionar o nosso foco de atenção para a Passarela do Samba Professor Darcy Ribeiro, o Sambódromo, por completar 40 anos de existência, pois teve a sua inauguração no ano de 1984. Com isso, o nosso “fio condutor” passou a ser “Os 40 Anos do Sambódromo”. E este “fio condutor” sobre o Sambódromo se articulou diretamente ao nosso Projeto Político Pedagógico (PPP), que apresenta o tema: “Arte, Territórios e Memórias”. 

Pinturas dos estudantes de Artes Visuais


Utilizamos o portfólio  como um dispositivo coletivo de reflexões para registro e preservação de memórias, contendo abordagens metodológicas e resultados de relações socioafetivas construídas durante os movimentos de ensino e aprendizagem em arte. 

Equipe docente de 2024


Clique no link e acesse o Portfólio na integra.


Como citar este documento de Portfólio:

ARAUJO, Lindomar (Org.). Portfólio 2024: Núcleo de Arte Avenida dos Desfiles. Rio de Janeiro: Blogspot, 2024.  disponível em: https://nucleodeartes.blogspot.com/2024/12/portfolio-2024.html  Acesso em: 00 Mês. 20??.


Visite também as nossas Redes Sociais

  





domingo, 15 de dezembro de 2024

Espetáculo de Fim de Ano - 2024

Mostra das Ações de 2024 no Teatro Gonzaguinha

O Núcleo de Arte Avenida dos Desfiles, no ano de 2024, desenvolveu e apresentou um espetáculo integrado entre as suas oficinas de arte, que partiu do seu Projeto Político-Pedagógico, que tem o tema “Arte, Território e Memórias”, e do fio condutor denominado “Os 40 anos do Sambódromo”. 

No processo de construção desse espetáculo, a temática antirracista ocupou centralidade nas ações pedagógicas, perpassando as dinâmicas das oficinas de Teatro, Música, Dança, cinema e Artes Visuais.

Veja momentos de preparação

Ao chegar no Centro Cultural Calouste Gulbenkian, para acessar o Teatro Gonzaguinha, os convidados (comunidade escolar) puderam apreciar as exposições dos estudantes das oficinas de Artes 3D e Artes Visuais, que foram apresentadas no hall do teatro.

Depoimento da profa. Ana Lúcia Borges


Depoimento da profa. Rita Abrão


No hall, os convidados também puderam assistir a um recital de música diversificado, com os estudantes das oficinas de Teclado e Flauta, da professora Katlhen Imbroinise, se apresentando brilhantemente.

Assista ao resumo das apresentações


Ao entrar no teatro, os convidados assistiram a filmes criados e produzidos por alunos e alunas da oficina de Cinema, que é ministrada pela professora Tathiana Treuffar. Os dois trabalhos tiveram colaborações, diretas e indiretas, de alguns responsáveis. 

Um dos filmes apresentados foi o "Memórias do Sambódromo"

Assista ao filme


Em seguida, no palco do Teatro Gonzaguinha, os estudantes da oficina de Danças Populares e Danças Urbanas, da professora Julia Leite, apresentaram algumas coreografias desenvolvidas ao longo do semestre.

Imagens das apresentações de dança






Por fim, a plateia pode assistir ao espetáculo teatral, que foi desenvolvido coletivamente e teve a direção cênica da professora Chayene Torres e a direção musical da professora Katlhen Imbroinise. As coreografias tiveram o olhar da professora Julia Leite. Este espetáculo teatral apresentou o título 
TERRAS ANCESTRAIS: PRESENTE! 

Veja o cartaz de divulgação


Na peça, os elementos da natureza se manifestaram em movimentos de corpos femininos em terras de Pindorama. Uma vez separadas por forças externas, luta pela vida após ser trazido de outras terras. O mar é o elo entre os territórios, vozes de mulheres cantam e contam a memória de terras ancestrais.  

Imagens da apresentação teatral





Supervisão geral: Lindomar da Silva Araujo (Diretor da Unidade)

Visite também as nossas Redes Sociais