Mostra das Ações de 2024 no Teatro Gonzaguinha
O Núcleo de Arte Avenida dos Desfiles, no ano de 2024, desenvolveu e apresentou um espetáculo integrado entre as suas oficinas de arte, que partiu do seu Projeto Político-Pedagógico, que tem o tema “Arte, Território e Memórias”, e do fio condutor denominado “Os 40 anos do Sambódromo”.
No processo de construção desse espetáculo, a temática antirracista ocupou centralidade nas ações pedagógicas, perpassando as dinâmicas das oficinas de Teatro, Música, Dança, cinema e Artes Visuais.
Veja momentos de preparação
Ao chegar no Centro Cultural Calouste Gulbenkian, para acessar o Teatro Gonzaguinha, os convidados (comunidade escolar) puderam apreciar as exposições dos estudantes das oficinas de Artes 3D e Artes Visuais, que foram apresentadas no hall do teatro.
Depoimento da profa. Ana Lúcia Borges
Depoimento da profa. Rita Abrão
No hall, os convidados também puderam assistir a um recital de música diversificado, com os estudantes das oficinas de Teclado e Flauta, da professora Katlhen Imbroinise, se apresentando brilhantemente.
Assista ao resumo das apresentações
Ao entrar no teatro, os convidados assistiram a filmes criados e produzidos por alunos e alunas da oficina de Cinema, que é ministrada pela professora Tathiana Treuffar. Os dois trabalhos tiveram colaborações, diretas e indiretas, de alguns responsáveis.
Um dos filmes apresentados foi o "Memórias do Sambódromo"
Assista ao filme
Imagens das apresentações de dança
Veja o cartaz de divulgação
Na peça, os elementos da natureza se manifestaram em movimentos de corpos femininos em terras de Pindorama. Uma vez separadas por forças externas, luta pela vida após ser trazido de outras terras. O mar é o elo entre os territórios, vozes de mulheres cantam e contam a memória de terras ancestrais.
Imagens da apresentação teatral
Nenhum comentário:
Postar um comentário